domingo, 6 de maio de 2012

Casamento entre Pessoas do Mesmo Sexo


O casamento entre pessoas do mesmo sexo, referido como casamento homossexual ou casamento gay, é um tema discutido na atualidade nos países ocidentais, em que se confrontam posições de diferentes matizes, desde as totalmente contrárias à união de pessoas do mesmo sexo até as que defendem a igualdade absoluta com o casamento heterossexual. Mas, para saber como o casamento foi legalizado, temos que voltar ao passado...
Existiam uniões homossexuais em diversas culturas desde os princípios da humanidade. Na Europa clássica, nas sociedades gregas e romanas e mesmo em comunidades cristãs, sob a forma de um sacramento chamado Adelphopoiesis.
No fim da década de 1990 e no começo dos anos 2000, foi motivo de debates em vários países, tentativas de legalizar ou banir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em 2001, os Países Baixos foram o primeiro país da era moderna a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo legalmente. Atualmente, este tipo de casamento também é legal em vários países do mundo.


O julgamento no Brasil do casamento entre pessoas do mesmo sexo ocorreu em 20 de outubro de 2011 até dia 25 de outubro de 2011, e acabou sendo legalizado no Brasil.

Por: Yuri Oliveira

5 comentários:

  1. Isso de "ter que ser hetero" é um pouco da influência da religião, também, não é? A religião católica mesmo, não aceita o relacionamento homossexual. (Maria Luísa Miranda de Aguiar)

    ResponderExcluir
  2. Os países que, hoje em dia não aceitam muito a homossexualidade são os países menos desenvolvidos, como o Brasil, e já em certos países da Europa, já se tornou comum, assim como os "topless" nas praias, onde aqui é condenado, mas em países como Alemanha, é algo do dia-a-dia, sem contar a influencia da igreja, que no Brasil é muito forte, principalmente do Catolicismo, que condena relações e casamentos gays, homossexuais
    Rafael Santos Vitória, nº: 30.

    ResponderExcluir
  3. Acho que todos tem o direito de se casarem com quem querem, seja homem ou mulher, amor é amor em qualquer desses jeitos...
    ass.: Bruna Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma sociedade que não respeita as diferenças que abrange sua sociedade,pode ser considerada retrógrada.A diferença faz parte do ser humano e é através dela que nos tornamos unicos e especiais.A questão não é entender,é respeitar e ponto.

      Excluir
  4. O DESRESPEITO da sociedade brasileira gera cidadãos insatisfeitos ou até revoltados com esse mesmo meio social, fazendo com que procurem outro país em que haja um pouco mais de consciência para viverem sem discriminações.
    Maria Conceição 8ªB

    ResponderExcluir